quinta-feira, 13 de agosto de 2015

OS PANTIM DE MANÉ GATO!


Hoje de manhã esbarrei com essa figura lendária, Mané Gato, o homem mais 'pantinzeiro' de Princesa ou talvez da Paraíba. Não perdi tempo e tirei uma foto com ele para a posteridade e fiz meu verso.

OS "PANTIM" DE MANÉ GATO!

Quando eu vim de São José
Para frequentar Princesa,
Em cada rua que entrava
Eu tinha aquela surpresa,
Com umas figura estranha
Fazendo toda artimanha
Mostrando tanta destreza.
Mais o que mais me chamou
Atenção mesmo de fato,
Foi um cabra arremedando
Uma carreira dum pato,
Foi quando um cara gritou:
-Parabéns para o ator
Esse é “o ‘Mané Gato”!
Eu o vi assoviando
Com um palito na boca,
La na torre da igreja
Subia e marcava tôca,
E dizia em gozação:
- Só não ando de avião
Porque minha coragem é pouca!
Ouvi ele assim dizer
Com aquela sua calma,
Que pintava as catacumbas
Cantando e batendo palmas:
-Para mim não tem mistério
Entro em qualquer cemitério
Pois sou amigo das almas.
Falo assim de 'Mané Gato'
Boêmio de botequim,
Um vivedor desses nato
Que nunca passou ruim,
Pra pintor não tem 'parêia'
Só deixou Princesa Cheia
Com um diabo dum 'pantim'.

Autor: Rena Bezerra

Um comentário: