sexta-feira, 4 de março de 2016

ALÉM DA ESTIAGEM, A LAGARTA TAMBÉM CASTIGA AS PLANTAÇÕES

          Sou nascido e criado aqui no sertão, já vi muito ano bom de inverno daqueles que o sertanejo plantava em janeiro, colhia e ainda dava tempo de fazer nova plantação no mesmo ano, colhendo no final duas safras e já assisti de perto o drama da seca, como a de 1998 e a 2012, devastadoras de plantas e animais, já vi plantações inteiras ser comidas pelos preás, por mocós, já vi o sabiá, 'passo' preto, cabeça vermelho, casaca de couro e outros passarinhos arrancar cova por cova os pés de milho e feijão que vinham nascendo, já vi muita coisa acontecer nas roças desse sertão de meu Deus, agora, lagarta comer uma abóbora inteirinha, essa eu nunca tinha visto.
           Pois bem, hoje de manhã fui mais uma vez dar uma olhada numa roça aqui do meu sítio e por la me deparei com essa cena triste, além de ta tudo se acabando com a falta d'água, a lagarta vem botando pegado no milho, feijão de corda e carioca, fava, andú, nos jerimuns, nos capins e até mesmo no mato, não ta ficando nada que não esteja sendo devorado por essa mundiça ( é como se chama aqui no sertão com um infesto de lagartas).
           Um jerimunzeiro totalmente destruído pela lagarta. Parece até que foi um fogo que destruiu tudo. O pior de tudo é que alguns trabalhadores já passaram venenos para combatê-las e até agora não surtiu nenhum efeito, parece mesmo que só Deus quando mandar chuva acaba com essa praga do dia pra noite.

Fotos e texto
Rena Bezerra



Nenhum comentário:

Postar um comentário