sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cangaceiro Meia-Noite, o mais novo Cordel do poeta Rena Bezerra.

MEU MAIS NOVO CORDEL

Desde pequeno eu sempre ouvia meu pai contar a briga que teve no Sítio Tataíra envolvendo o cangaceiro ‘Meia-Noite’ e os homens do Coronel Zé Pereira, aquilo me fascinava, mas nunca imaginei que fosse um dia contar tudo isso em cordel. Tornei-me rapaz, homem maduro e minha admiração pelas histórias do cangaço aumentaram com tanta intensidade que busquei saber a fundo como foi a passagem do Rei do Cangaço por essas bandas de São José de Princesa, onde foi certeza os ‘acoitos’ dados a eles na Vila de Patos de Irerê, Serra do Pau Ferrado, Saco dos Caçulas, e no sítio Tataíra.
E foi no Sítio Tataíra que viveu um dos mais valentes cangaceiros já visto por este sertão, ‘Meia-Noite’ que depois de ser expulso do bando de Lampião foi viver com sua amada Zulmira como um cidadão comum. Só que ele tinha afrontado o Coronel José Pereira que era chefe da região de Princesa Isabel e terminou sendo perseguido e caçado como um fora da lei incapaz de viver inserido no meio das famílias da região.
Dentro de minha pesquisa com pessoas mais velhas da região e com pessoas da localidade que sabem narrar o que ouviram dos antepassados surgiu uma dúvida no nome correto da mulher do cangaceiro Meia-Noite. Uns afirmaram que era Zulmira e outros dizem que realmente era Alexandrina Vieira. O que deu pra colher com minhas andanças e pesquisas é que Alexandrina Vieira realmente existiu e pode ter sido mesmo o nome de batismo da mulher do cangaceiro e que Zulmira pode ter sido uma alcunha, um apelido atribuído a essa destemida mulher que enfrentou as truculências da época e amou sem medo e sem segredo o temido cangaceiro ‘Meia-Noite”.

RENA BEZERRA

-Membro do Clube da Poesia Nordestina – Serra Talhada - PE

MEUS AGRADECIMENTOS
VENDAS COM O AUTOR
PREÇO: 5,00 R$

Por Rena Bezerra

Um comentário:

  1. Parabéns, tenho certeza que esse cordel será mais um sucesso de vendas e com certeza estará colocando VC no patamar dos mais conceituados cordelistas.

    ResponderExcluir