segunda-feira, 9 de novembro de 2015

JUMENTOS INVADEM AS ESTRADAS DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA.

Que o jumento é nosso "irmão", isso nós já sabemos desde o dia que o Padre Vieira falou e o compositor José Clementino juntamente com Luiz Gonzaga fizeram a música Apologia ao Jumento, mas também não é para tanto! A meses famílias de jumentos invadiram as estradas vicinais e até mesmo a PB-306 que aqui passa, pondo em risco a vida dos que trafegam com motos e carros. Eles sem nenhuma pressa ficam parados no meio da estrada, nas curvas e no acostamento, que aí aumenta mais o perigo, quando você menos espera um deles 'desembesta' e corre pro meio da estrada atrás de sua parceira para as carícias de amor.
          Todos nós sabemos também que eles fazem parte da história do sertão,  foi com eles que o sertanejo teve como enfrentar as dificuldades na labuta diária, como botar lenha para casa na cangalha, carregar água de longas distâncias de açudes e cacimbas nas ancorêtas, usar ele como montaria para encurtar as léguas do caminho e ainda comercializá-lo nas feiras livres para serem levados a outros estados para se transformarem em jabá (Isso foi antigamente), mas é que seus antigos donos não precisando mais do trabalho deles, soltaram-os nas estradas e eles sem ter o que comer no acostamento estão invadindo os quintais das casas atrás de alimentação e principalmente de água, por menos que seja o buraco nas cercas eles encontram em entram nas propriedades para praticarem suas desordens.
         Esses intrusos estão a meses da PB-306, entre o sítio Espinheiro Velho, passando pelo Sítio Cavaco, Alto dos Bezerras onde eles estão fazendo morada e acabando até com uma arborização que a prefeitura de São José de Princesa fez, com plantas caras, como palmeiras imperiais, bouganville (bulgaví) e casuarinas. Daí eles se estendem até os sítios Vazante, Simão, Inveja e ao povoado Saco dos Caçulas, destruindo tudo o que eles encontram pela frente em termos de arborizações e outras coisas mais.
         Pedimos a prefeitura que tome alguma providência com o caso, alugando um cercado que tenha água dentro e prenda esses "irmãos" inoportunos.

Fotos e Texto
Por Rena Bezerra

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário